segunda-feira, 22 de agosto de 2011

II Conferência Municipal dos Direitos da pessoa Idosa é relizada em Paço

participantes da Conferência
Com o tema o Compromisso de todos por envelhecimento digno foi realizada a II Conferência do Idoso, no município de Paço do Lumiar. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, no Convento Irmãs da Purificação, na Avenida 4, no Maiobão. Na conferência, os participantes puderam apresentar novas ideias para serem analisadas, a fim de serem incorporadas às políticas públicas voltadas a valorização e melhoria de vida do idoso. O secretário de Municipal de Desenvolvimento Social, Augustus Gomes, responsável pela realização da Conferência juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, disse que essa é uma oportunidade ideal para que os participantes “membros da sociedade civil” possam expor, o que é necessário para que o idoso de Paço Lumiar possa viver de forma dignidade. “A conferencia é o fortalecimento das propostas do Conselho Municipal que está em busca de novas políticas para a melhoria de vida para as pessoas da terceira idade”, declarou a secretária adjunta municipal de Desenvolvimento Social, Ana Carla Furtado.
Participou do evento, a coordenadora geral da Universidade da Terceira Idade Integrada (Uniti), Hortência Gago. Ela explicou aos participantes que a Prefeitura de Paço do Lumiar firmou uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para levar os luminenses cursos e atividades na área social, esportiva e cultural, com intuito de elevar a auto-estima do idoso, além de proporcionar um novo espaço de aprendizagem. Os cursos a serem oferecidos pela Uniti vão ter início em janeiro de 2012. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, cerca de 700 pessoas fizeram cadastros para serem beneficiadas com esse projeto.
Na II Conferência do Idoso foi feito quatro grupos para debater os temas: Envelhecimento e políticas de Estado: intersetoridade; Pessoa idosa: protagonismo e efetivação dos direitos; Fortalecimento e integração dos Conselhos; e Orçamento público municipal e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Além disso, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno do Conselho do Idoso, e a eleição de delegados para participar da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário