A avaliação da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) será o tema-foco da II Conferência Municipal de SAN de Paço do Lumiar. Na ocasião serão eleitos os delegados que integrarão a Conferência Estadual e serão escolhidas as entidades participantes do Conselho Municipal. A conferência pretende fazer diagnósticos da segurança alimentar do município e, a partir dos debates, propor ações e sugestões, além de avaliar as ações e programas desenvolvidos pelos gestores do município. A conferência acontece dia 11 de agosto, no salão do Convento, à Avenida IV, Maiobão. Estarão presentes membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MA), representantes da sociedade civil e poder público.
As atividades têm início às 9h, com a presença do vice-governador do estado, Washington Luiz; da secretária de Estado de Agricultura, Conceição Andrade; demais secretários municipais, estaduais e de órgãos federais. A abertura segue com apresentação do painel “Direito humano à alimentação adequada e o SISAN”, realizada pelo conselheiro do Consea-MA, José Ribamar. Após, representantes das secretarias municipais de Paço do Lumiar debatem o painel “A política de SAN no âmbito municipal”. À tarde, as atividades iniciam com a palestra “Importância do controle social”, proferida pela coordenadora do Fórum Maranhense de SAN, Ermelinda Coelho. Os debates encerram com a eleição das propostas, escolha dos delegados e membros do conselho municipal.
“Esta conferência será o momento em que a sociedade civil e poder público poderão unir forças e elaborar estratégias para o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou o coordenador do evento, José Benevides. Foram confirmadas a presença de representantes do Governo do Estado, de órgãos federais e do presidente do Consea-MA, Miércio Roberth, que é natural do município de Paço do Lumiar. Para o presidente do Consea-MA, é importante que neste evento se possa chamar a atenção das autoridades para a situação da segurança alimentar em Paço do Lumiar. “Desse debate devem sair propostas de ações eficazes a se somarem ao que já vem sendo realizado pelos gestores do município”, destacou. A conferência acontece hoje, dia 11, no salão do Convento das Freiras, situado à Avenida IV, Maiobão.
causa estranheza a falta de aprovação por parte da camara do paço, do zoneamento rural, urbano, industrial, e de servidão pública. preocupa o fato de mata ciliar, area de preservação ambiental, terras com caracteristicas rurais, estão sendo cada vez mais apossadas pelo interesse especulativo urbano e industrial, sem levar em consideração o lixo, os residuos toxicos e altamente toxicos sem qualquer tratamento que no momento presente já causa danos a população lumiense. (grupo de trabalho pro-saneamento ambiental da upaon-açu do maranhão. frecom.tp@hotmail.com)
ResponderExcluir