com informação do Blog do Luis Cardoso e Carta Capital
O Ministério Público Federal no Maranhão solicitou a suspensão imediata da exploração mineral na Estrada da Maioba, no município de Paço do Lumiar.
Apesar de possuir autorização para a retirada de areia, barro e laterita, o empreededor não teria seguido as normas de segurança, causando um desnível acentuado na região escavada. Além disso, a vegetação do local foi removida, o que pode provocar erosão e deslizamentos de terra.
Em uma vistoria da Defesa Civil, a pedido do MPF, foi verificado que as atividades colocam em risco os moradores vizinhos. Por isso, foi solicitado um estudo de viabilidade da obra, para evitar problemas em terrenos próximos, além da contenção das paredes laterais da escavação em até 15 dias. Caso isso não ocorra, poderá haver aplicação de multas e apreensão de equipamentos.
O Ministério Público ainda pede que empreendedor seja obrigado a recuperar a área degradada e pague indenização por danos ao meio ambiente.
De acordo com informações chegadas ao blog, o responsável pela degradação ambiental seria o proprietário da área, o senhor Alexandre, que vem a ser tio do ex-prefeito Gilberto Aroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário